“Durante um período de escavações na cidade de Braga, um estranho documento surgiu no meio dos vários artigos romanos…
Alberto, o arqueólogo responsável, extasiou de alegria com o que o documento provava… afinal, em Braga, ainda há ouro romano!
Alberto correu a contar a novidade a todos mas… falávamos de ouro… rapidamente a notícia se espalhou e são já vários os exploradores e saqueadores atrás do tão desejado ouro!
Precisamos recuperar o ouro, antes que caia nas mãos erradas, para que o mesmo seja entregue a um Museu e garanta mais uma vez que a cidade de Braga é sem dúvida a Roma Portuguesa, e que a sua história nunca será esquecida.”
Um Peddy Paper onde se propõe que o participantes descubram a cidade em modo pedestre, as equipas exploram a cidade com o objetivo de solucionar o mistério e para tal deverão completar o percurso, responder às questões e resolver o enigma. A observação atenta, trabalho em equipa e análise da informação disponível são fatores essenciais para completar esta tarefa no tempo limite. Os mais emblemáticos locais de Braga, como a Sé, Palácio do Raio, Senhora do Leite entre outros pontos, fazem parte de dois, possíveis, percursos que prometem dar a conhecer a cidade e conquistar a mais importante das missões: Recuperar o Ouro Romano.