Antes de definir um plano de ação é fundamental avaliar e realizar um diagnóstico detalhado sobre os Riscos Psicossociais emergentes. Nesta fase são levantadas as necessidades em diferentes áreas, tais como: as exigências, organização e conteúdos do trabalho, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, relações interpessoais entre colegas e liderança, saúde e bem-estar, entre outros.
Com a avaliação e diagnóstico efetuado, é possível identificar as áreas cuja ação é prioritária e, assim, definir um plano de prevenção e/ou intervenção. Este foca-se nas áreas dentro da organização que necessita mudança e pode representar uma ação a nível individual, de grupo e/ou organizacional.
Assente no pressuposto de facilitar o acesso a profissionais de Psicologia Organizacional que prestam um apoio ajustado às necessidades identificadas na organização. Desde consultoria no apoio à gestão da equipa e estratégias organizacional, avaliação e intervenção pontuais a nível individual e/ou de equipa, entre outros.