Se acha que jogar é uma atividade apenas para os mais pequenos, não poderia estar mais enganado! Os jogos e, particularmente, os elementos dos jogos que ativam o engagement, motivação e envolvimento estão mais presentes do que pode imaginar.
Vejamos:
- Já foi a um restaurante onde lhe entregaram um cartão de fidelização? Ao final de X refeições ganha uma refeição gratuita.
- Utiliza a rede profissional LinkedIn? À medida que completava informações estas refletiam-se numa barra de progresso e ainda tinha acesso a dicas para atingir um perfil 100% campeão?
- Já reparou que a maioria das aplicações que incentivam a uma ação, como por exemplo, aplicações de monitorização de fitness, aplicações para deixar de fumar entre outras, têm alguns elementos em comum: informação sobre conquistas, pontos, badges, ranking, feedback do progresso entre outros.
Estes são exemplos do quotidiano que têm a mesma origem: o Gamification.
O Gamification, ou Gamificação é a utilização de técnicas, estilos e mecanismos do design de jogos, aplicados a contextos e atividades de não jogo com o objetivo de envolver os utilizadores, incentivar a comportamentos desejáveis e resolver problemas.
Tem ganho popularidade por ser um recurso criativo, inovador e poderoso em contextos comerciais, como sistema de incentivos e desempenho, para aumentar a fidelização e motivar à ação. São inúmeros os contextos onde esta técnica é aplicada, desde a aprendizagem ao contexto empresarial.
Algumas empresas aplicam o Gamification para:
- Assegurar o sucesso promovendo a mudança do comportamento organizacional;
- Motivar os utilizadores a participar de forma voluntária em algumas tarefas banais e comuns;
- Aumentar a participação em programas de treino e desenvolvimento organizacionais;
- Encorajar a inovação e performance;
- Aumentar a fidelização de consumidores e retenção de talento;
- Obter feedback dos consumidores.
Claro está que a integração do Gamification em processos e procedimentos organizacionais não se resume a ter um ranking, prémios aleatórios e o leaderboard. A eficácia desta técnica implica uma análise cuidada e o alinhamento entre os objetivos organizacionais, motivações intrínsecas, o desenho de uma estrutura organizada e personalizada ao público-alvo com a introdução de elementos inovadores, divertidos e envolventes.
Quer saber mais sobre a aplicabilidade do Gamification?
Contacte-nos: geral@enigmind.pt